terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Palavras em Movimento



Que o silêncio
Verde
Da floresta
Não saiba nunca
O silêncio
Negro
Das cinzas

As fadas verdes, Matilde Rosa Araújo

O silêncio das florestas verdejantes esconde seres de muitas cores, formas e feitios, que nascem da terra e se alimentam de sol e água: são as fadas verdes. Não é difícil vê-las e todos conhecemos muitos desses seres especiais – tangerinas, jacarandás, árvores, borboletas, garças e muitos outros – que todos os dias nos oferecem a sua beleza (alguns até tratam do ar que respiramos) e não pedem nada em troca.



Este livro de Matilde Rosa Araújo foi o pretexto que nos levou no dia 14 de fevereiro até à biblioteca da Escola Básica do Sacapeito, mais especificamente junto dos meninos e meninas do 3º ano e da sua professora Célia.

Depois da já habitual leitura da professora Silvina, foi tempo de dar tempo aos alunos de, eles próprios, lerem alguns dos poemas simulando estados de espírito diferentes: zangados, tristes, entusiasmados, a rir…


Por fim, correspondendo ao desafio inicial de construirmos uma árvore do silêncio, todos os meninos e meninas desenharam, decoraram e recortaram uma folha de árvore na qual registaram frases relacionadas com os poemas lidos.




A Maior Flor do Mundo


José Saramago



Habituado a escrever para gente crescida, José Saramago começa por dizer que não sabe escrever para os mais pequenos, mas tem uma ideia para uma história, mesmo com palavras difíceis (mas não muito), e não resiste: desata a contá-la. Como muitas outras histórias, também esta tem um menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Até que um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo.


Aos meninos e meninas do 4º ano, acompanhados pelo professor Nuno, foi colocado o desafio deixado pelo autor: contar esta mesma história, mas mais simples, mais bela, através das palavras de uma criança.


A acompanhar a história, os alunos desenharam, pintaram e recortaram girassóis, que podem muito bem ser as flores mais belas do mundo!




Sem comentários:

Enviar um comentário