quinta-feira, 17 de maio de 2018

NUNCA VI UMA BICICLETA E OS PATOS NÃO ME LARGAM


     No final de abril, os meninos do pré-escolar partiram para uma aventura aos quadradinhos a bordo de “Nunca vi uma bicicleta e os patos não me largam”, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso.


     Mais um conto escolhido e lido pela professora Natália Duarte. Como sempre, a leitura foi realizada de uma forma dinâmica e interativa em que os pequenos ouvintes estiveram envolvidos durante alguns minutos.



     Nesta narrativa um pequeno rapaz depara-se com o dilema de nunca ter visto uma bicicleta nem um pato de verdade, não obstante saber tudo sobre os mesmos. Os livros, o computador, a televisão, «se olharem com atenção, estão cheios de patos e bicicletas.»



     O rapaz, determinado a ultrapassar esta limitação, encontra, não só, uma bicicleta, como também aprende a andar em cima dela. Após uma série de tentativas, consegue circular rua abaixo a toda a velocidade até chegar a um lago. Nesse fim de tarde consegue ver o que nunca antes tinha visto: uma bicicleta e patos de verdade!



     Recorrendo a uma técnica pouco usual em ilustração, Madalena Matoso ilustra este texto recorrendo a imagens aos quadradinhos. Esta “brincadeira de crianças” avivou-nos a vontade de abrir os cadernos de papel quadriculado e meter mãos à obra!




Sem comentários:

Enviar um comentário